EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO
Celia, 49 anos de felicidade. Não sei viver sem ela

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Um cafezinho, por favor!


Um cafezinho, por favor!

                   Há muitos e muitos anos, lá pelos idos de 1959 eu viajava de trem para a cidade de Dom Silvério interior de Minas Gerais. Época que a Estrada de Ferro Leopoldina cortava quase todo o Brasil. Era um promotor de vendas, ou melhor, um reles vendedor de livros. Uma serra montanhosa ligava uma cidade à outra. Em linha reta se fazia a pé em uma hora e meia, mas de trem era cinco horas. Paramos em uma estação. Não ia descer. Os meninos gritavam tentando vender seus pasteizinhos, pão com carne, churrasco, goiaba, manga e tantas guloseimas possível. Na janela vi uma morena de olhos verdes, cabelos negros ondulantes, linda demais. Ofereceu-me cafezinho em um copo de vidro. – Só um real moço! Caramba, era linda demais. Precisava vê-la de corpo inteiro. Desci do trem. Era mestre para subir com ele andando. Ela sorriu para mim. Pensei com meus botões: - Que corpinho lindo! Quinze? Dezesseis? Por aí. – tomei um café, depois outro, brincando disse – Te dou cinco reais por um beijo! – Ela fez beicinho. O trem ia saindo. Dei um breve beijinho no rosto dela e sai correndo. Peguei o trem e pensei que seria o beijo mais lindo que tinha dado. Fui sonhando até a próxima estação.


                    O trem apitou. Encostou-se à plataforma. A garotada gritando – Goiaba, banana manga! Pão com Carne, Pastelzinho, churrasco! Olhei pela janela e lá estava ela de novo. Como? Ela voava? – Cafezinho moço? Ou um beijinho? – Surgiu na janela um garoto forte, alto com uma garrucha na mão. – Beije aqui moço! É de graça! – Nossa Senhora! O que é isto? O trem foi saindo de mansinho. Um tiro ecoou e bateu no vidro da janela do outro lado. Um túnel e uma descida. Mãe de Deus! Salvei-me desta. Um velho ao meu lado explicou que era só atravessar uma garganta, menos de cinco minutos e passava de uma estação a outra. De trem um volta enorme. Aprendi. Nunca mais comprei um beijinho viajando. O pior é que nunca fiz isto! Foi a primeira e única vez em minha vida. Beijinhos? Risos, nunca mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário